domingo, 27 de novembro de 2011

薩摩藩 | Satsuma









    Faria agora três anos que aqui estivera pela primeira e última vez, então a caminho dess'outra mais distante e recôndita Yakushima [屋久島].

   Orgulhosa Kagoshima [鹿児島], primeira praça, porto e baluarte do entretanto e há muito extinto Han [藩] de Satsuma, cais de São Francisco Xavier, raiz da Restauração Meiji e terra do seu líder Saigo Takamori,  lugar maior da História do Japão...








...e enseada encoberta pela sombra de Sakurajima [桜島], esse circunspecto vulcão, tão sereno quão activo, ali contra o azul do horizonte...











   Foi bom voltar.
   Aqui tornaria muitas mais vezes se o tempo e as circunstâncias m'o permitissem.
   Ideal cenário para escapismos do coração.





















































鹿児島小原良節






Maru juji.svg


Maru juji.svgMaru juji.svg


 




sexta-feira, 25 de novembro de 2011

鹿児島













   Amanhã, pela madrugada, a caminho de Kagoshima (鹿児島), último cais a Sul, desta feita mais em dever e menos em lazer. 


   Tenho horas livres pelo andar da tarde e até à hora do 'shinkansen' de regresso a casa e como tal conto trazer recuerdos.


    じゃね。























✣ ✣ ✣








25.XI (Reprise)




多摩霊園, Tama Reien, Tokyo, 4.XII.2010













"When our shadow falls in tears,
Time turns voices into stone."




✵ ✵ ✵


sábado, 19 de novembro de 2011

ほとんど




ほとんど — hotondo… — 'Quase'…


'This photograph taken on Nov. 16, 2011, of a silhouette of a man standing in front of lit up red and yellow azalea leaves at Ankoku-Zenji Temple in Toyooka, Hyogo Prefecture, looks almost like a painting in a frame. The temple, popular for its "dodantsutsuji" (a type of azalea) fall foliage scenery, will hold the special autumn illumination event through Nov. 20.' (Photo: MAINICHI SHINBUN [毎日新聞])




Kōyō [紅葉] — Quase, quase a chegar aqui...











﹅ ﹅ ﹅








domingo, 13 de novembro de 2011

A Secreta Visita de um Anjo





     Parece impossível que até há bem pouco tempo eu nem o suspeitasse sequer: Mishima Yukio um dia passou por Portugal, e ao encanto e magia da nossa atlântica Pátria, um dia se rendeu.

   Sabia, testemunho do meu saudoso Professor Hakamada, que o irmão mais novo, Hiraoka Chiyuki, fora em tempos Embaixador do Japão no nosso país, mas quanto ao périplo do autor desse grandiloquente "Mar da Fertilidade" (「豊饒の海」— "Hōjō no Umi") pelo nosso Extremo Ocidente, é dado biográfico mil vezes omitido.

     A história pela voz e olhar da bela Tokiwa Takako (常盤貴子), para meu contentamento, ao serão deste Domingo (21h de cá) no canal BS-Asahi.










Liszt:  Consolo Nº 3










弌  弍  弎



sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Der Krieg ist verloren (II)





Alguém deu por ela?
Estas coisas, claro está, só têm a importância que cada um lhes queira atribuir...

Pedro Lomba, ontem no PÚBLICO, em artigo intitulado "O Tempo Asiático":

"Ninguém parece ter ficado impressionado com o assunto. Mas cá vai. O Real Madrid, que uma parte do mundo conhece e venera, acaba de mudar a hora dos seus jogos de futebol para o meio-dia. Isto porque há 60 milhões de chineses interessados em assistir tremulamente e com as coronárias agitadas às partidas do clube pela Pequim TV

A alteração, de resto já sancionada pela Federação espanhola para outros casos, obrigou a algumas mudanças. Ao que parece, as estrelas do Real são agora obrigadas a almoçar às 9h30 (?) para poderem jogar ao fim da manhã. Mais um pouco e é provável que Ronaldo e companhia façam o horário de Xangai para dormir, em escrupulosa homenagem aos mercados televisivos da China. Não tardarão depois as conferências de imprensa, com tradutores chineses, só para aqueles 60 milhões.

Paulo Futre sabia do que falava. Não brinco. Quando falamos da ascensão da Ásia e em especial da China, o que se tem na cabeça é, para começar, a maciça transferência da produção industrial que fez disparar o PIB chinês. Mais ricos, mais consumistas, mais evoluídos, não espanta que os chineses estejam a comprar mais filmes, espectáculos, desportos oriundos das festividades ocidentais que por enquanto ainda são imbatíveis; e não espanta que, do lado desse mesmo Ocidente, o entretenimento corra depressa para onde está o dinheiro.(...)"


O resto AQUI.




"I'll give you television, I'll give you eyes of blue,
 I'll give you men who want to rule the world..."




㊥ ㊥ ㊥









           

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Ao Cumprir da Noite











博多千年煌夜
















Aventuramo-nos.























Cinco dias no ano, os templos de Hakata abrem as suas portas 
às preces da Noite.























E então faz-se luz...




















...e os Budas ponderam as preces...


















































































































































Rogai por nós












































Ó Santos da Noite,

























Rogai por nós,











































Ó Espíritos d'Outrora...












真言










◉ ◉ ◉














sábado, 5 de novembro de 2011

Outono Adiado





These stunning, rarely formed clouds popularly known as "jellyfish clouds" for their resemblance to the species were observed in Kitakyushu's Tobata ward in Fukuoka Prefecture on Oct. 27, 2011. According to meteorological experts, jellyfish clouds usually form when the atmospheric current is disturbed by strong winds, but only last for a very short time. This photograph was taken at around 5:30 p.m., minutes before sunset. (Tsuneharu Katsuki/ Nipporen)
Foto: MAINICHI SHINBUN [毎日新聞]

Quase 6 de Novembro e ainda vou de manga-curta à varanda...


Decididamente, isto não é normal.






"Relax... I need some information first..."




☁  ☀  ☁



quinta-feira, 3 de novembro de 2011

突 [actualizado]




Parece... parece mesmo...  perfeito!... 
...Mas não é...

3.11, Dia da Cultura [文化の日 — Bunka No Hi], dia de espadas e de brio.
Takanabe Susumu (高鍋 進, 35 anos, Prefeitura de Kanagawa [神奈川県], 6º Dan), logrou conservar o título de Campeão Nacional arrecadado o ano passado, desta feita mediante um valente e (aparentemente) categórico 'tsuki' [突] infligido ao adversário enfrentado na final, Higashinaga Yukihiro (東永 幸浩, 34 anos, Prefeitura de Saitama [埼玉県], 6º Dan).

Mas nem tudo o que parece, é...
Sobretudo no que concerne ao Kendo.




Aqui, o slow motion possível até ao momento:



Aguardar.
(Em actualização)


***


Completo:











♠ ♠ ♠



terça-feira, 1 de novembro de 2011

Ainda e Sempre, Novembro (Luzes, Câmeras, Acção...)






11.25: 自決の日、三島由紀夫と若者たち。(2011)



      A princípio, mais que surpresa, a notícia causa estranheza.
      Depois, e após alguma reflexão, tudo faz sentido: afinal tinha mesmo que ser este, o passo seguinte e mais que óbvio, assim vindo de quem vem.

    Wakamatsu Kōji [若松孝二], oriundo do meio proto-marginal do Pink Eiga (Soft Porn/Sexploitation versão japonesa) das décadas de 60/70 do século que lá vai, e enquanto realizador sempre colheu no fértil território do tabu, o melhor da sua obra. É hoje, certamente, o último cineasta de substância num país que já prometeu muito mais ao território da Sétima Arte. 
         E é precisamente em temas de teor incómodo, que Wakamatsu tem, ao longo da última década, demonstrado uma faculdade única de re-invenção do cinema japonês, partindo da honesta assunção de que o país do tudo-no-seu-devido-lugar esteve sempre, e desde tempos imemoriais, no limiar dessa explosão potenciada por um sem-número de ímpetos transgressivos face a uma ordem social tida por quase-perfeita.



  



     Assim sendo, e depois de "United Red Army" (実録・連合赤軍 あさま山荘への道程, Jitsuroku Rengo Sekigun: Asama sanso he no michi [2007]) — análise desencantada da extrema-esquerda nipónica encarnada no Rengō Nihon Seki Gun (Exército Vermelho Unido do Japão), célula terrorista saída de moldes idênticos aos de um R.A.F./Baader-Meinhof e Brigate Rosse, e tomando a barbárie de Asama-Sanso (1972) por ponto de partida —, seguido de "Caterpillar" (キャタピラー [2010], Urso de Prata para Melhor Actriz [Terajima Shinobu] no Festival de Berlim de 2010) — autópsia do horror da guerra, pelas mãos e olhos da mulher de um 'herói nacional' tão deificado quão desfigurado até ao limite do grotesco...—, filmar, logo de seguida, os eventos conducentes ao 'Incidente de Ichigaya'  (25.11.1970), Mishima e os Tatenokai, tinha naturalmente que ser o desenlace apto a dar continuidade (e não necessariamente conclusão) ao confronto desse Japão auto-anestesiado, com os monstros do seu passado recente.




       "11.25: Jiketsu No Hi, Mishima Yukio To Wakamono Tachi" [11.25: 自決の日、三島由紀夫と若者たち — "11.25: O Dia do Sacrifício, Mishima Yukio e a Juventude"] , segue a par e passo a sequência de factos conducentes ao duplo suicídio de Yukio Mishima e do seu lugar-tenente Morita Masakatsu, a 25 de Novembro de 1970, em pleno Quartel-General do JIEITAI, após uma tentativa fracassada de sublevação militar com o fito de anular a Constituição de 1947 — um tema já amplamente debatido neste espaço, pelo que, e a título de referência, me permito remeter-vos para os textos já aqui antes trazidos a respeito destes e de outros eventos, recordando apenas que o caso em si, permanece, 41 anos volvidos sobre o mesmo, como um misto de tragicomédia negra, mito e intolerável embaraço num país que ainda se debate, hoje, com o mistério insolúvel das motivações por detrás da morte do seu mais celebrado escritor do Século XX.


      A ante-estreia foi já agendada para 27 de Novembro, aqui.
      Espero sinceramente que seja um grande filme, digno dos espíritos que invoca. 
      E, a sê-lo, que chegue até vós.
     















❀ ❀ ❀