quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Antecipando











◉ ◉ ◉



3 comentários:

  1. Não percebo patavina das regras mas é bonito. Os fatos, os passos...bonito

    ResponderEliminar
  2. Olá GS.

    O básico:
    • São 4 os pontos de contacto, ditos "datotsu-bui" [打突部位], onde um ponto é validado:
    1. Men (centro da cabeça)
    2. Kotê (pulso)
    3. Dô (abdómen)
    4 . Tsuki (centro da garganta/maçã-de-adão)

    •Tipicamente, vigora a regra do "melhor de três pontos" (sanbon-shōbu), ou seja o primeiro a marcar 2 PONTOS, dentro do tempo regulamentar, ganha o duelo (após a marcação do 1º ponto, o adversário tem ainda uma chance de empatar, daí a regra dizer-se do 'melhor de três'; obviamente se um dos dois marcar 2 PONTOS seguidos, o 'vencido' já não tem hipótese de contestar um 3ºponto, e o shiai/'duelo' acaba ali.) O tempo regulamentar é via de regra de 5 minutos, por shiai/duelo, com possibilidade de prolongamento se estiver empatado 1-1.

    ● Agora vem o mais complicado de perceber (até para nós praticantes):
    "acertar" no adversário (num dos tais 4 pontos ou zonas do corpo do adversário) NÃO chega.
    A técnica correcta de execução do golpe (dito 'waza', 技) tem que ser acompanhada de uma postura também ela correcta, e de convicção ou 'espírito' no executar do golpe — este espírito/convicção manifesta-se pela voz, ou seja, no grito combativo, dito 'Kiai' (気合) ao executar o golpe. Chama-se a este princípio "KI-Ken-Tai-Ichi" (気検体一), "unidade de espírito-espada-e-corpo", e sem esta tríplice exibição de excelência, não há ponto!...
    ...Mas acertar na zona válida com o tal 'Ki-Ken-Tai', também não chega! Há ainda que exibir um 4º elemento puramente mental/espiritual dito "Zanshin" (残心): um estado de alerta ou de prontidão absoluta para o que virá a seguir, ou seja executado o golpe direitinho, o Kenshi tem de mostrar-se imediatamente 'em guarda', sem vacilar. E assim é que ganha o ponto (ippon)! Se marcar dois seguidos (em dois 'assaltos' por assim dizer) ganha a partida.

    ● Ambos os Kenshi em confronto recebem uma fita invariavelmente de côr branca ou vermelha dita 'mejirushi', que actam atrás da máscara dita "Men". Correspondentemente, os três juízes ditos "Shinpan", envergam bandeiras de côr branca ou vermelha: consoante um ou outro Kenshi marque ponto, logo levantam a bandeira da respectiva côr.
    Nas decisões de atribuir ponto vigora a regra da maioria (basta dois juízes assinalarem o ponto, o 3º tem de aceitar a decisão), mas as decisões podem ser revogadas na hora, e ao Kenshi é expressamente proibido protestar qualquer decisão.
    Em qualquer recurso, na larga maioria dos casos as atribuições de ponto são tomadas por unanimidade — via de regra, os Shinpan são pessoas muito experientes e de olhos muitos, muito treinados, pelo que é comum ver o trio levantar as bandeiras de uma das côres em absoluta sincronia quando um bom 'datotsu'/'ippon' é marcado. ☺

    Depois há outras regras suplementares, relativas à etiqueta (Reigi, 礼儀, ou Reihō, 礼法), faltas, extensão do tempo regulamentar, etc.
    Mas o básico, essencial para qualquer pessoa perceber, é mesmo o que deixo aí mais acima.

    Espero ter ajudado a perceber melhor o Kendo.
    Qualquer pergunta, é só deixar aqui!


    Obrigadíssimo pela visita e pelo interesse.

    LFA/NBJ

    ResponderEliminar
  3. APÊNDICE: uma amiga e colega de cá, acaba de partilhar comigo, uma das melhores explicações do tudo acima exposto, a ver:

    http://youtu.be/cLDuQJ7iYhI

    ResponderEliminar