domingo, 9 de outubro de 2011

Rari Nantes





"Rari nantes in gurgite vasto."*

Virgilio, "Eneida", I, 118.




Mais elucidativo que este gráfico é impossível. (clicar para aumentar)
DAQUI




A propósito de uma notícia saída hoje no ASAHI [朝日新聞], e porque raros são — assim creio — os que lhe prestarão a devida atenção.




Mais e a respeito deste ponto, em Português, AQUI.

De recordar, ainda, que a Molycorp Inc., maior produtor mundial de terras raras até meados da década de 80 do século passado, encerrara já, e ainda no último decénio, todos os seus centros de produção nos E.U.A. face à incapacidade em manter condições de concorrência que lhe permitissem competir contra o grande devorador.



 vídeo daqui

É por isso que notícias como estas e ** a que hoje destacamos via ASAHI SHINBUN, devem ser encaradas como significativas, ainda que tímidas, vitórias, num mundo que arrisca cada vez mais, e a cada dia que passa, ficar inteiramente à mercê de um só país voltado exclusivamente para si próprio e seus interesses, e porta-estandarte de uma visão do mundo e do futuro absolutamente inaceitável, e ainda que apresentada sob a retórica de uma ilimitada benevolência — como, aliás, outra coisa não seria de esperar da sua parte.

De destacar ainda, e a propósito deste tema, pelo menos uma notícia, não tão distante assim no tempo, sobre o eventual papel que Portugal poderá vir a ser chamado a desempenhar nesta contenda e num futuro próximo — assim se confirme estarmos mesmo defronte de uma importante oportunidade e assim haja visão para a agarrar.






* "Raros são os que nadam (se atrevem/se aventuram) no oceano"


**também AQUI.  








"It's a competitive world,
Everything counts in large amounts."








$ £ € ¥






1 comentário: