sexta-feira, 2 de julho de 2010

No encalço dos 'Matsuri'

O'Chigô-san — 御稚児さん, «pequenos acólitos» pela mão dos crescidos, em procissão ao Santuário de Yasaka — 八坂神社, Yasaka-Jinja —, Kyoto, na Quinta-Feira, 1 de Julho, antecipando o mui' aguardado Gion Matsuri — 祇園祭, 'matsuri' (festival ou celebração festiva) shintoísta em tributo a Susanoo-No-Mikoto [須佐之男], 'Deus da Tormenta', remontando, as suas origens, ao ano 869 da nossa Era, e em 2009 elevado pela UNESCO ao estatuto de Património Cultural Imaterial da Humanidade. (foto: Mainichi)

Na ressaca da grande bebedeira futebolística da semana que hoje finda, com ambas as selecções nacionais dos dois países do meu coração prematuramente excluídas da fase que se avizinha (esperávamos um empolgado Japão x Portugal, mas pronto... olha... fica p'ra próxima...), por cá apressam-se os preparativos para as festividades religiosas de Julho que espreitam já a cada esquina.
Nos próximos dias conto oferecer-vos relatos e imagens do impressionante Hakata Gion Yamakasa — 博多祇園山笠, exuberante 'matsuri' da 1ª cidade de Kyushu cuja 'corrida' de andores de grandes dimensões, transportados a grande velocidade por centenas de bravos devotos em tantálico esforço, merece a melhor atenção de todos nós...
Para breve.

Aguardai...

またね。Mata ne?



2 comentários:

  1. Olá Nan Ban Jin,

    Gostei de conhecer O'Chigô-san, os pequenos acólitos. Boas festividades!

    Por aqui as festividades são em nome da Rainha Santa Isabel que faleceu no dia 4 de Julho de 1336 em Estremoz. Trasladada para Coimbra, encontra-se no Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, Coimbra.

    4 de Julho é também a festa da cidade de Coimbra.

    Envio o perfume das rosas, o milagre que persiste na memória colectiva dos portugueses embora, seja atribuído a Santa Isabel da Hungria, tia-avó da nossa rainha.

    Boas festas e cumprimentos ocidentais.

    ResponderEliminar