Campeonato Nacional de Esperanças (Inter-Liceus) de Kendo (剣道) de Todo-O-Japão, o prestigiado "Gyoku'Ryuki" [玉竜旗高校剣道大会 — "Gyoku'Ryuki Kou'Kou Kendo Tai'kai"] abriu hostes Sábado, dia 24, com o torneio feminino, este ano muito animado.
Pude, pela tarde de ontem, Domingo 25, apreciar alguns shiai, de que vos deixo as fotos possíveis, e hoje, inadvertidamente perdi a grande final. E fiquei fulo, confesso.
Este ano, impressionou-me, entre outras particularidades, a predominância dos kendo-gi, hakama e até mesmo os 'bogu' de côr branca — sendo certo que, não sendo o branco uma côr propriamente 'marginalizada' entre os praticantes da modalidade, esta cede, o mais das vezes, lugar ao mais comum azul-indigo, que conserva a sua hegemonia enquanto côr dilecta da maioria, tanto no Japão como além-ilhas.
Soube, já ao cair do pano desta primeira-mão do grande torneio inter-liceal, que a vitória entre as joshi [女子 — as meninas], este ano, coube a uma das 'equipas da casa' — a trupe da Chikushi Dai'Koukou [筑紫台高校], escola do nosso 'Concelho', situada nas proximidades da área suburbana de Dazaifu [太宰府].
Apesar de não haver filme da grand final, ainda assim colhi a chance de captar em vídeo alguns bons momentos de entre as partidas de Domingo, que conto partilhar convosco em devido tempo. Amanhã é dia dos moços. Vê-los mostrar o que valem. Quinta-feira não há-de haver obstáculo que me impeça de desfrutar a hora da verdade...
Por ora, aqui fica a fotogaleria possível.
Hajime!
Os campeonatos de Kendo com certeza que devem empolgar muitos japoneses, quiçá sendo lá tão populares como os de futebol cá...
ResponderEliminarNão tanto, meu caro.
ResponderEliminarNão é propriamente um "desporto de massas". Mas a importância cultural do Kendo, no Japão, é enorme e reconhecida pela generalidade da população e das instituições — quase 7 milhões de praticantes, só neste país, confirmam-no e o Campeonato Nacional é sempre a 3 de Novembro, Dia da Cultura Nacional, com transmissão em directo na televisão pública (NHK).
Obrigado pela visita, caro Maldonado.
Feliz de te ver 'por cá'.
NBJ