segunda-feira, 26 de julho de 2010

Demoiselles



Campeonato Nacional de Esperanças (Inter-Liceus) de Kendo (剣道) de Todo-O-Japão, o prestigiado "Gyoku'Ryuki" [玉竜旗高校剣道大会 — "Gyoku'Ryuki Kou'Kou Kendo Tai'kai"] abriu hostes Sábado, dia 24, com o torneio feminino, este ano muito animado.
Pude, pela tarde de ontem, Domingo 25, apreciar alguns shiai, de que vos deixo as fotos possíveis, e hoje, inadvertidamente perdi a grande final. E fiquei fulo, confesso.

Este ano, impressionou-me, entre outras particularidades, a predominância dos kendo-gi, hakama e até mesmo os 'bogu' de côr branca — sendo certo que, não sendo o branco uma côr propriamente 'marginalizada' entre os praticantes da modalidade, esta cede, o mais das vezes, lugar ao mais comum azul-indigo, que conserva a sua hegemonia enquanto côr dilecta da maioria, tanto no Japão como além-ilhas.

Soube, já ao cair do pano desta primeira-mão do grande torneio inter-liceal, que a vitória entre as joshi [女子 — as meninas], este ano, coube a uma das 'equipas da casa' — a trupe da Chikushi Dai'Koukou [筑紫台高校], escola do nosso 'Concelho', situada nas proximidades da área suburbana de Dazaifu [太宰府].

Apesar de não haver filme da grand final, ainda assim colhi a chance de captar em vídeo alguns bons momentos de entre as partidas de Domingo, que conto partilhar convosco em devido tempo. Amanhã é dia dos moços. Vê-los mostrar o que valem. Quinta-feira não há-de haver obstáculo que me impeça de desfrutar a hora da verdade...

Por ora, aqui fica a fotogaleria possível.
Hajime!






















Les Demoiselles D'Hiroshima


Estavam prestes a ir à luta quando o ângulo da câmera as interceptou. Animadas. Confiantes.




A bela presença do branco a destacar-se...





















Hoje.
Pelas 5 da tarde.
Ainda decorriam os actos cerimoniais de atribuição de prémios, já os mancebos se acotovelavam para tomar o recinto — o keiko não pode esperar...
Boys will be boys...


2 comentários:

  1. Os campeonatos de Kendo com certeza que devem empolgar muitos japoneses, quiçá sendo lá tão populares como os de futebol cá...

    ResponderEliminar
  2. Não tanto, meu caro.
    Não é propriamente um "desporto de massas". Mas a importância cultural do Kendo, no Japão, é enorme e reconhecida pela generalidade da população e das instituições — quase 7 milhões de praticantes, só neste país, confirmam-no e o Campeonato Nacional é sempre a 3 de Novembro, Dia da Cultura Nacional, com transmissão em directo na televisão pública (NHK).

    Obrigado pela visita, caro Maldonado.
    Feliz de te ver 'por cá'.

    NBJ

    ResponderEliminar