quarta-feira, 14 de julho de 2010

山笠の男衆 — Os Homens Do Yamakasa

Never mind the buttocks...

...pois que não há, em Hakata, homem que se preze que não envergue com ostensivo orgulho o seu shimekomi (締め込み — noutras partes do Japão conhecido por fundoshi [褌], e aqui integrado no traje tradicional, outrora usado por pescadores, estivadores e demais trabalhadores portuários da baía de Hakata), e que não deseje ardentemente oferecer a força dos seus braços e pernas ao seu Nagare, e ao Kami levado no respectivo Kakiyama.

E, tal como em Sevilha, onde há os que alistam o filho na sua Hermandad ou Cofradía do coração, mal o petiz deixa a maternidade, ou em Portugal os que façam os seus, sócios do S.L.B., ainda os pequenos estão na incubadora, também todo o Hakata-Ko (博多子) — "filho de Hakata", designação dada às gentes nascidas nesta distinta terra — passa a engrossar as fileiras do seu Nagare, ainda mal dá os primeiros passos.

A Tradição tem que ser o que sempre foi, e homem que é homem, em Hakata, do carteiro ao neuro-cirurgião do Hospital Universitário, do operário ao director-geral, do lojista ao meritíssimo Desembargador da Relação, todos correm com o seu Kakiyama.
Com fé, devoção e a pura força atávica dos antepassados.

É tempo de, em uníssono, todos soltarem o grito, que há séculos, cada geração ensina à vindoura, a entoar com ardor e paixão por estes dias: オイサ! オイサ! オイサ!
"OISSA! OISSA! OISSA!!"

Deixo-vos com as imagens colhidas na passada Sexta-Feira, dia 9, próximo do Santuário de Hakozaki (Hakozaki-Guu崎宮), ao qual os Otoko'shu (男衆) — lit.: "os Homens do Povo", designação pela qual se fazem conhecer, colectivamente, os homens de cada Nagare — se dirigem todos os anos por este dia, em passo de corrida, a colher "areia sagrada" da praia localizada defronte da Torii (鳥居) do Santuário.

✽ ✽ ✽















(Em actualização)

Sem comentários:

Enviar um comentário