Nova Estação de Hakata — 博多駅 [Hakata Eki]—, Fukuoka, da JR (Japan Railways) Kyūshū, inaugaração prevista para 3 de Março |
É simplesmente indescritível, a experiência de acompanhar, com os olhos, desde a varanda de casa, dia após dia, noite após noite, ao longo de três pacientes anos, o erguer de uma obra desta envergadura.
Com a finalização e chegada da nova linha do "Shinkansen" — 新幹線, o famoso 'comboio-bala', o 'TGV japonês' — à última província no limite sul de Kyūshū, a Prefeitura de Kagoshima [鹿児島], a 12 do mês que vem, é inaugurada já Quinta-Feira da próxima semana, a novíssima Hakata Eki [博多駅], até hoje a estação terminal do troço conjunto Tōkaidō + Sanyō Shinkansen, para quem viaje desde Tokyo nos magníficos Nozomi ou Hikari, até Fukuoka, a ponta mais ocidental do Japão, e vem substituir a estação desmantelada e reduzida às dimensões mínimas indispensáveis no início de 2008, escassos meses antes do desembarque deste vosso NanBan em terras de Yamato.
Ora, como mero mostruário, aqui ficam alguns números:
— nem um só dia de atraso na conclusão da obra (28 de Fevereiro era o prazo contratado pelos parceiros envolvidos na obra, para o encerramento dos trabalhos — hoje à noite, só se viam meia-dúzia de operários na área, atarefados essencialmente em remoção de materiais e limpezas...)
— Cerca de 200.000 ㎡ de área, repartidos por 10 andares, com capacidade para cerca de 230 novos espaços comerciais;
— mais de 6000 novos postos de trabalho criados;
— ainda antes da inauguração, o número de visitas diárias já terá ultrapassado a optimista expectativa das 100.000 pessoas...
— uma previsão moderada de facturação comercial na casa dos 70.000 milhões de ¥enes (12 % do total do volume de facturação de todas as áreas comerciais de grandes dimensões em Kyūshū) para o primeiro ano de actividade, e de 93.000 milhões de ¥enes, em média, para os anos seguintes (estimativa em baixa);
— custo total da obra estimado em 80.000 milhões de ¥enes.
(Tudo números muito redondos, claro está [longe de mim, ter um mínimo que seja de pretensões de expertise nestas coisas], apurados, sobretudo AQUI).
Números à parte, aqui vos deixo uma mão-cheia de retratos do novo Forum, feitos hoje ao cair da tarde.
Espero que gostem.
From Station To Station,
From Kether To Malkuth...
❖
Olá NBJ,
ResponderEliminarSim, gosto bastante!
E tu sabes que eles não brincam.....
Um beijo
Blue
Agora olhando de novo para estas fotos, fico com a sensação que não transmitem bem a dimensão, a grandiosidade do lugar.
ResponderEliminarPara quem viu este bloco reduzido ao seu quase-'ground-zero' há menos de três anos, é impressionante revisitar este lugar.
Tanta dinâmica, tanta eficiência, até magoa. Acredita.
Beijo, Blue. Obrigado,
NBJ