segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

A Jóia da Ilha









     Quinta-feira, 10 de Fevereiro, véspera do Kenkoku Kinen-No-Hi, oportunidade para uma visita a um dos lugares de maior interesse em Fukuoka: o Museu Nacional de Kyūshū (九州国立博物館 — Kyūshū Kokuritsu Hakubutsukan) em Dazaifu [太宰府], edifício aberto ao público em Outubro de 2005, casa de um importantíssimo espólio cultural e palco de inúmeras exposições itinerárias de grande destaque.
  O motivo primeiro desta mais recente visita ao Museu Nacional em Dazaifu foi precisamente uma chance única de apreciar uma importante colecção de originais de Van Gogh e outros impressionistas seus contemporâneos, de passagem por este canto remoto do Mundo. Porém, não obstante o protagonismo do evento, foi o próprio edifício deste novíssimo Hakubutsukan o ponto da visita que mais tempo haveria de consumir a este meu  último périplo por Dazaifu.








     Edifício de magnífica concepção e contornos, o Kyūshū Kokuritsu Hakubutsukan é uma verdadeira jóia, delicadamente inserida na paisagem circundante, não obtsante a sua altiva modernidade e imponência. 
    Um marco de orgulho para as gentes deste Japão ocidental, menos exposto às luzes da ribalta que, com maior frequência, brilham sobre Tóquio, Osaka, Kyoto e outras cidades de superior nomeada.

      Lugar de peregrinação obrigatória para todos quantos um dia se dignem por aqui passar.


      Aqui ficam os retratos.


     Boa semana!


     でわまた!











































































































































































































































5 comentários:

  1. Olá NBJ,

    Obrigado pela partilha e pelas fotos.

    Um beijo

    Blue

    ResponderEliminar
  2. Gostei do edifício, contempla a madeira, para além do vidro. É feriado no Japão? Reparei na etiqueta, o que celebram?

    Abraço!

    ResponderEliminar
  3. Ai essas precipitações, Ana! Ahahahahahaha! ☺

    Feliz pela visita. Obrigado, do coração!

    NBJ

    ResponderEliminar