segunda-feira, 26 de abril de 2010

Parabéns Mimi!

Nascida a 25 de Abril de 1910, a Mimi faz hoje 100 ANOS!
MUITOS, MUITOS, MUITOS, MUITOS PARABÉNS MIMI!!!

Hoje é, sem sombra de dúvida, dia de grande festa para o meu Clã, pois que além de ser o 36º Ano de celebração do Dia da Liberdade para todos nós, a mais Antiga Alma na Família celebra hoje o seu 100º Aniversário!

Sendo sobrinha dos meus Avós paternos, Maria Alice, a Mimi como sempre tão carinhosamente a conhecemos desde miúdos, é Prima em 1º grau do meu Pai, mas tendo sido sempre muito chegada à minha Avó — lembro-me de as ver sempre, sempre, sempre juntas, na minha infância, fôsse qual a fôsse a altura do ano em que as vissemos — e devido à proximidade etária que as ligava (doze anos de diferença, a minha Avó nascera em 1898 — apesar d'a Mimi se dirgir sempre à minha Avó por esse deferente Tia [lembro-me tão bem das longas teimas opondo as duas!...]) eram, na verdade, como que irmãs, e essa inseparabilidade que era quase imagem de marca, era tal que, as gerações mais novas na Família habituaram-se desde sempre a encarar, a acarinhar e a guardar no coração a Mimi como se de uma Avó-de-facto se tratásse. E sobretudo desde que a minha Avó nos deixou há dezoito anos, a Mimi assumiu tacitamente esse papel de nossa Avó, in absentia dos nossos reais Avós que entretanto haviam partido.

É o Século da minha Família que celebramos hoje também: a Mimi nasceu na Figueira da Foz, no final do Reinado de D. Manuel II, a 25 de Abril de 1910.
Da implantação da República naturalmente não poderia guardar quaisquer recordações, mas ainda há uns anos poucos recordava, como se tivesse sido de véspera, esses eventos que a memória imprime na Alma como o cinzel grava os nomes, os números, os rostos da História em firme mármore:
a partida do Tio João, irmão da minha Avó, para a Frente da Flandres, com o C.E.P., em 1917, as notícias à época chegadas de um inóspito desterro, lá para as serras das cabras chamado Fátima, um certo dia 28 de Maio uns anos mais tarde, ainda a Tragédia de Espanha, a Barbarossa em '41 ("lembras-te Mimi?", perguntava-lhe um dia a minha Avó a propósito da Rússia, "Então não m'havia de lembrar Tia!?"), a alegria do Povo em festa e o pandemónio no Terreiro do Paço em Maio de '45, Delgado Sem Mêdo, os dias do Santa Maria, foguetões a subir ao espaço, até à Lua!, outra geração em armas a seguir desta para África... o seu 64º Aniversário...

É em dias como este que me custa estar tão longe. Hoje só posso estar perto no Coração.
Que seja não só um dia Muito Feliz para a Mimi: é já um dia de Júbilo para todos nós.

Esta é a mais sentida Homenagem, que no lado longínquo do Mundo onde me acho, lhe posso, hoje, prestar.
Obrigado por este dia Mimi!

HOJE É DIA DE FESTA, CANTAM AS NOSSAS ALMAS.

6 comentários:

  1. Deus meu, que vida tão cheia !!!
    Faço uma vénia respeitosamente aos seus 100 anos e desejo-lhe um dia felicissimo.
    Obrigado por partilhares esta História conosco
    Nam Ban Jin, feliz 25 de Abril.

    ResponderEliminar
  2. É uma idade invejável, sem dúvida. Parabéns! :)
    Que tenha bastante saúde para conseguir estar mais uns anos neste mundo e viver outros acontecimentos históricos importantes.
    Bom 25 de Abril para ti, meu caro camarada da blogo.
    Abril sempre! Fascismo nunca mais!

    ResponderEliminar
  3. Felicito também a sua Tia e a história tão bonita que à volta dela contou.
    Desejo-lhe um bom 25 de Abril desse lado do mundo, com votos que os cravos cresçam porque andam pouco regados.
    Viva a liberdade!
    Ana

    ResponderEliminar
  4. Um beijinho de Parabéns à Mimi! :)

    ResponderEliminar
  5. Muitos parabéns à Mimi! Aposto que é delicioso ouvir as histórias que tem para contar!

    ResponderEliminar
  6. Caríssimos Boneº.Bic, Maldonado, Ana, Sayuri e Ângelo:

    Muitíssimo obrigado pela simpatia e o carinho das vossas palavras.
    Será transmitido.

    Um Grande Bem-Haja!

    NBJ

    ResponderEliminar