sábado, 16 de janeiro de 2010

Aos Kenshi e demais entusiastas da modalidade...

Revisão da matéria dada e tempo para um breve relance do tema da 57ª edição do Zen Nippon Kendo Senshuken (57回全日本剣道選手権), realizada no já bem pretérito dia 03.11 do ano transacto, e tão somente porque a edição de Janeiro de 2010 da revista mensal Kendo Nippon (剣道日本 - assim... em Japonês, e amanhem-se queridos leitores e amigos... gambattê...), traz um DVD de retrospectiva do evento, com os grandes shiai do dia e... Eu sei... eu sei o que me vão já dizer: "Eh pá... mas isso já está tudo no YouTube e em não-sei-quantos outros foruns, no do KendoWorld, etc. e tal...". Certo... não contestando, mas porque eu calculo que haja, entre vós, aqueles que gostam mesmo de estar a par destas coisas, porque o saber não ocupa lugar, e porque há aqueles picuinhas como eu, que querem ter acesso a estas coisas no formato preferencial para ver lá em casa, na televisão grande da sala, bem refastelados no sofá, com a distância correcta face ao ecrã e a fazer rewind e fast-forward com o controlo remoto do leitor-vídeo até mais não, e com o balde das pipocas ali mesmo à mão de semear... ora aqui fica a sugestão...
Um só reparo que tenho aqui a deixar relativo a este vídeo-suplemento da revista em referência, é que não traz daqueles magníficos replays em high speed camera que a trupe adora nestas coisas... bom, nem tudo sai perfeito... Mas é uma boa prenda para os interessados, sem dúvida.
Deixo-vos aqui, com um dos melhores embates da jornada, esse que opôs os dois áses da actualidade, Teramoto Shoji (寺本将司), campeão mundial da modalidade, e o grande vencedor do dia, Uchimura Ryoichi (内村良一), que nunca é demais rever e rever...


...e tornar a ver...

É um gosto.

6 comentários:

  1. só tem um problema... através das imagens não consegui perceber quem é quem e, por conseguinte, quem ganhou... :-(

    ResponderEliminar
  2. Caro Contador:

    Teramoto, mais alto, tem a listra vermelha atada atrás do "Men" (protecção da cabeça) - ao marcar ponto (ippon/datotsu), os shinpan (árbritros) levantam a correspondente bandeira vermelha, o mesmo sucedendo com Uchimura, listra branca atrás, que vê a bandeira branca levantada quando os shinpan lhe reconhecem o ponto - é por isso que eu escrevi os nomes de ambos nas respectivas côres .

    O Kendo é um tanto ou quanto mais complicado, que, digamos a título de comparação, a esgrima ocidental, porque não basta ao Kenshi acertar nos pontos-chave do adversário (MEN [cabeça], KOTE [pulso], DO [abdomen] ou TSUKI [o golpe mais difícil e raro, ao centro da garganta]). Ao executar o golpe, o Kenshi, tem de revelar aquilo que no Kendo se designa por "Ki Ken Tai Ichi" (気剣体一), que significa "unidade de espírito, espada e corpo" e que, muito sucintamente, significa que o golpe tem de ser exectudo na perfeição, com a postura física correcta e revelando "zanshin", isto é, um estado de alerta/prontidão na resposta que é fundamental na decisão de atribuir o ponto.
    Como é evidente, a percepção, no momento do embate, de que os elementos atributivos do ponto se manifestam na respectiva execução, é uma tarefa entregue a uma grande dose de subjectividade por parte dos shinpan (árbitros), daí, suceder com frequência, parecer (mesmo, mesmo) que o golpe foi executado na perfeição e, no entanto, não haver sinalização do ponto, o que não rara vezes, causa alguma perplexidade, mesmo entre aqueles que estão mais familiarizados com a modalidade e seus procedimentos.

    No shiai (combate) exibido aí a cima, vigorou a regra do "san-bon shobu" - o primeiro a marcar 2 pontos, ganha a partida: Uchimura (branco) marcou o primeiro ponto (0:50), Teramoto (vermelho) consegue marcar aos 5:01, e Uchimura marca o ponto vencedor aos 7:01, vencendo, assim, esta partida.

    Espero ter conseguido esclarecer a dúvida.

    Obrigadíssimo pela visita.
    É um gosto.

    NBJ

    ResponderEliminar
  3. Uau! Fantástico. Quem sabe sabe! :-)
    Muito grato pela explicação. Gostei muito de ver o combate, porque a elegância, a disciplina, a perfeição dos movimentos são suficientes para justificar o visionamento, mas como é evidente, o conhecimento das regras faz com que seja ainda mais interessante.
    Aproveito para lhe dizer que a descoberta do seu blog foi, para mim, um precioso achado. Há muito que me interesso pela cultura japonesa pelo que poder ver o Japão através dos seus olhos é óptimo. Obrigado!

    ResponderEliminar
  4. Hey nanban que tal?
    A única coisa que falta dizer acerca desses videos dos all japan publicados pela kendo-nippon, e que tu não referiste, é que normalmente (quase sempre!!!) os combates são gravados "ao nível do solo", quer dizer, são sempre registados muito de perto e isso é sempre um espectáculo muito interessante de seguir.

    Grande abraço e um ano de 2010 cheio de keiko para ti.

    ResponderEliminar
  5. Obrigado eu, Caro Contador.
    Também tomo esta chance para lhe dizer que gosto imenso do seu espaço, sobretudo do destaque que confere à obra de Maria Ondina Braga - que lhe confesso, não conhecia e é realmente uma escrita extraordinária que, provavelmente, não fosse o seu blogue, jamais eu viria a conhecê-la.
    Uma vez mais, muitíssimo obrigado.

    Volte sempre, É um prazer vê-lo por cá.

    NBJ, Kyushu, Japão

    ResponderEliminar
  6. Caríssimo Joaquim:

    Obrigadíssimo pela visita.
    É sempre um gosta ver-te por cá.
    Confesso que não estava a par do detalhe que mencionas.
    No caso do DVD suplemento que anuncio neste artigo, a qualidade da edição é realmente bastante boa e por isso achei por bem deixar aqui a dica, mas terei que tornar a visioná-lo para confirmar o teu esclarecimento - não contestando, claro.

    Feliz Ano do Tigre e excelentes shiai! Muita Fôrça!

    NBJ, Japão

    ResponderEliminar