Revisão da matéria dada e tempo para um breve relance do tema da 57ª edição do Zen Nippon Kendo Senshuken (57回全日本剣道選手権), realizada no já bem pretérito dia 03.11 do ano transacto, e tão somente porque a edição de Janeiro de 2010 da revista mensal Kendo Nippon (剣道日本 - assim... em Japonês, e amanhem-se queridos leitores e amigos... gambattê...), traz um DVD de retrospectiva do evento, com os grandes shiai do dia e... Eu sei... eu sei o que me vão já dizer: "Eh pá... mas isso já está tudo no YouTube e em não-sei-quantos outros foruns, no do KendoWorld, etc. e tal...". Certo... não contestando, mas porque eu calculo que haja, entre vós, aqueles que gostam mesmo de estar a par destas coisas, porque o saber não ocupa lugar, e porque há aqueles picuinhas como eu, que querem ter acesso a estas coisas no formato preferencial para ver lá em casa, na televisão grande da sala, bem refastelados no sofá, com a distância correcta face ao ecrã e a fazer rewind e fast-forward com o controlo remoto do leitor-vídeo até mais não, e com o balde das pipocas ali mesmo à mão de semear... ora aqui fica a sugestão...
Um só reparo que tenho aqui a deixar relativo a este vídeo-suplemento da revista em referência, é que não traz daqueles magníficos replays em high speed camera que a trupe adora nestas coisas... bom, nem tudo sai perfeito... Mas é uma boa prenda para os interessados, sem dúvida.
Deixo-vos aqui, com um dos melhores embates da jornada, esse que opôs os dois áses da actualidade, Teramoto Shoji (寺本将司), campeão mundial da modalidade, e o grande vencedor do dia, Uchimura Ryoichi (内村良一), que nunca é demais rever e rever...
...e tornar a ver...
É um gosto.
só tem um problema... através das imagens não consegui perceber quem é quem e, por conseguinte, quem ganhou... :-(
ResponderEliminarCaro Contador:
ResponderEliminarTeramoto, mais alto, tem a listra vermelha atada atrás do "Men" (protecção da cabeça) - ao marcar ponto (ippon/datotsu), os shinpan (árbritros) levantam a correspondente bandeira vermelha, o mesmo sucedendo com Uchimura, listra branca atrás, que vê a bandeira branca levantada quando os shinpan lhe reconhecem o ponto - é por isso que eu escrevi os nomes de ambos nas respectivas côres .
O Kendo é um tanto ou quanto mais complicado, que, digamos a título de comparação, a esgrima ocidental, porque não basta ao Kenshi acertar nos pontos-chave do adversário (MEN [cabeça], KOTE [pulso], DO [abdomen] ou TSUKI [o golpe mais difícil e raro, ao centro da garganta]). Ao executar o golpe, o Kenshi, tem de revelar aquilo que no Kendo se designa por "Ki Ken Tai Ichi" (気剣体一), que significa "unidade de espírito, espada e corpo" e que, muito sucintamente, significa que o golpe tem de ser exectudo na perfeição, com a postura física correcta e revelando "zanshin", isto é, um estado de alerta/prontidão na resposta que é fundamental na decisão de atribuir o ponto.
Como é evidente, a percepção, no momento do embate, de que os elementos atributivos do ponto se manifestam na respectiva execução, é uma tarefa entregue a uma grande dose de subjectividade por parte dos shinpan (árbitros), daí, suceder com frequência, parecer (mesmo, mesmo) que o golpe foi executado na perfeição e, no entanto, não haver sinalização do ponto, o que não rara vezes, causa alguma perplexidade, mesmo entre aqueles que estão mais familiarizados com a modalidade e seus procedimentos.
No shiai (combate) exibido aí a cima, vigorou a regra do "san-bon shobu" - o primeiro a marcar 2 pontos, ganha a partida: Uchimura (branco) marcou o primeiro ponto (0:50), Teramoto (vermelho) consegue marcar aos 5:01, e Uchimura marca o ponto vencedor aos 7:01, vencendo, assim, esta partida.
Espero ter conseguido esclarecer a dúvida.
Obrigadíssimo pela visita.
É um gosto.
NBJ
Uau! Fantástico. Quem sabe sabe! :-)
ResponderEliminarMuito grato pela explicação. Gostei muito de ver o combate, porque a elegância, a disciplina, a perfeição dos movimentos são suficientes para justificar o visionamento, mas como é evidente, o conhecimento das regras faz com que seja ainda mais interessante.
Aproveito para lhe dizer que a descoberta do seu blog foi, para mim, um precioso achado. Há muito que me interesso pela cultura japonesa pelo que poder ver o Japão através dos seus olhos é óptimo. Obrigado!
Hey nanban que tal?
ResponderEliminarA única coisa que falta dizer acerca desses videos dos all japan publicados pela kendo-nippon, e que tu não referiste, é que normalmente (quase sempre!!!) os combates são gravados "ao nível do solo", quer dizer, são sempre registados muito de perto e isso é sempre um espectáculo muito interessante de seguir.
Grande abraço e um ano de 2010 cheio de keiko para ti.
Obrigado eu, Caro Contador.
ResponderEliminarTambém tomo esta chance para lhe dizer que gosto imenso do seu espaço, sobretudo do destaque que confere à obra de Maria Ondina Braga - que lhe confesso, não conhecia e é realmente uma escrita extraordinária que, provavelmente, não fosse o seu blogue, jamais eu viria a conhecê-la.
Uma vez mais, muitíssimo obrigado.
Volte sempre, É um prazer vê-lo por cá.
NBJ, Kyushu, Japão
Caríssimo Joaquim:
ResponderEliminarObrigadíssimo pela visita.
É sempre um gosta ver-te por cá.
Confesso que não estava a par do detalhe que mencionas.
No caso do DVD suplemento que anuncio neste artigo, a qualidade da edição é realmente bastante boa e por isso achei por bem deixar aqui a dica, mas terei que tornar a visioná-lo para confirmar o teu esclarecimento - não contestando, claro.
Feliz Ano do Tigre e excelentes shiai! Muita Fôrça!
NBJ, Japão