Decididamente, estes trailers maçam-me...
Ele houve um tempo em que este género épico-bombástico feito de heroicidades esgaravatadas dos confins da memória recente, me emocionava. Com acutilância.
Lendas de baioneta em riste e aluviões de sangue frio, recordadas, talvez, aqui ali, neste ou naquele cenotáfio de Washington D.C., acalentado por umas parcas flores depostas pelos poucos vivos que realmente recordam esses mortos, esses bravos caídos d'outrora, e os homenageiam em qualquer dia do ano - excepção feita às celebrações oficiais desses dias que a História gravou em frio mármore, com a devida pompa e circunstância, com direito a parada de Marines de uniforme de gala, silent drills de luvas brancas, salvas de M14 meticulosamente ensaiadas, toques fúnebres de clarim, discursos graves de oficiais superiores - de rostos graves - admoestando os vivos, a que lembrem o impagável sacrifício no Altar da Pátria e pela Liberdade, e vetustos veteranos dessas campanhas longínquas, de bivaque e muitas condecorações ao peito, disfarçando, em expressões de empedernida ausência deste tempo d'agora, a comoção que estas invocações exumam...
Protocólos escrupulosamente observados e cumpridos. Culto da Pátria. Culto dos Mortos.
Sim: tudo isto ainda encerra genuína comoção. E inesgotável encanto.
Mas há, depois, essa indústria do entretenimento das imagens em movimento, imparável a capitalizar a repetição exaustiva dos clichés destas colossais epopeias das operações anfíbias em ilhas e praias de Neverland, verde mar, alva areia e coqueiros a estoirar em explosões medonhas, em tempestades de aço a excederem a modesta moldura da nossa imaginação...
A previsível gritaria de "Fir'in the hole!", diálogos e solilóquios pretensamente lírico-filosóficos, uma pitada de cinismo aqui e uns pozinhos d'humor-negro ali a apimentar o palavreado habitual, e atiradores furtivos em foxholes desalojados a diabólicos bafos de lança-chamas e retratos em slow motion do pavor sofrido e da ferocidade desses infelizes soldados desconhecidos, imolados na grande voragem da batalha inenarrável, História feita para enlatar e servir em HD, Blu-ray ou o que mais eles entretanto inventem...
É assim este The Pacific, em breve num pequeno-ecrã perto de si - lá par'ó Verão...-, pela mão dos artesãos do costume, Steven Spielberg, Tom Hawks e Gary Goetzman, para a HBO, trupe que fez ess'outro Band Of Brothers - Irmãos De Armas, que alguns de vós recordarão com maior ou menor saudade dos serões entedeados de quando não havia melhor que ver em casa ou no cinema, e do qual a nova mini-série de 10 episódios, mais que uma sequela, é uma espécie de lado B... e vira o disco e toca o mesmo.
Se na primeira série íamos com os páras da Easy Company da 101ª Divisão Aerotransportada, da Normandia ao Reich dos 1000 Anos em galopante derrocada, desta feita vamos com a 1st Marine Division, de Guadalcanal a Okinawa, dando um giro pela Nova Guiné, Peleliu e Iwo Jima...
Ferro, fogo e tripas esventradas para toda a família. E tal como uma Coca Cola fresquinha, Enjoy!
Então decididamente já somos dois.
ResponderEliminarUma pergunta...tens alguma ideia de ver este filme ou documentário não tenho a certeza.É que por cá eu procurei e não encontrei, inclusive falei com alguns cine maniacos do U.S.A. e idem aspas....Obrigado e fica bem !
http://www.youtube.com/watch?v=8pH5H7g-4Ac
Olá Bic.
ResponderEliminarAntes de mais muitíssimo obrigado pela visita.
Confesso que não fazia a menor ideia do doc que me trazes de referência. Essas sim, são imagens de cortar o coração.
Obrigadíssimo pela partilha.
De todo o modo, fiquei sem saber se o clip em causa faz parte de um doc maior e onde ir procurá-lo, porque o video é parco em informação adicional.
Mas mais uma vez agradeço-te do coração.
Volta sempre.
NBJ
Aqui vai mais um pequeno excerto.
ResponderEliminarhttp://www.youtube.com/watch?v=JitnYqucnEc
O que eu acho impressionante é o desconhecimento total relativamente a este filme por parte tanto do público Norte americano como do público Japonês !
É caso para chamar os X files:)
Nunca tinha ouvido falar desta série mas vou pesquisar. (Adorei o Band of brothers ...)
ResponderEliminarAgora que penso nisso o "Band of Brothers" foi de facto uma boa série, feita com bastante rigôr e sensibilidade.
ResponderEliminarJá este "The Pacific" parece-me ser uma tentativa de repetir a receita. Terá o seu cabimento. E talvez hajam surpresas.
Mas os trailers disponibilizados maçaram-me mesmo...
Obrigado pela visita Pulha. Mi casa su casa.
NBJ