sexta-feira, 14 de agosto de 2009

...Ainda, E Sempre, O Sol...

Hiroshi Hamaya, "O Sol No Dia Da Derrota", fotografia,
Takada, Niigata, 15.08.1945

"Ao meio-dia desse dia, ouvindo a radio, em casa do senhor Ichikawa, em Takada, soube então que o Japão acabara de se render. Apressei-me então a ir até ao segundo andar do Templo Zendoji, e pegando na minha câmera, corri até ao exterior e posicionei-me diante do pavilhão central do templo: apontei então a câmera directamente contra o Sol que pairava sobre mim e disparei. Não soprava nem uma brisa suave que fôsse, as plantas e as árvores estavam sêcas e inertes, e, no céu, nem uma nuvem sequer. Só o Sol desse dia, 15 Agosto de 1945, ali estava, impassível, raiando no céu."

"Ainda hoje me pergunto porque terei eu fotografado o Sol nesse dia. Ainda me deslumbro com a ideia de haver porventura algo alheio à mais elementar razão ou emoção no acto de fotografar seja o fôr ou se este meu hábito de registar o que vejo em imagens se opera estranhamente por si próprio."

HIROSHI HAMAYA, 1915-1999

4 comentários:

  1. Parece um olhar ao essencial e ao mais básico. O sol é fonte de vida. Parece quase um istinto animal. Linda a foto e fabuloso o teu post.

    Thanks for sharing.
    Konban Wa

    ResponderEliminar
  2. É uma excelente foto para evocar esse grande evento histórico que foi a rendição do Japão na 2ª GM. :)

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Curto e espectacular post, cheio de evocações. Uma queda que prenunciou uma muito gloriosa redenção que é o Japão de hoje.

    ResponderEliminar