quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

O Adeus do Yokozuna



Asashoryu defrontando o Estónio Baruto, Sekiwake, em Janeiro passado, aquando do Hatsu-Bashô, em Tokyo, que inaugurou a presente época do 'desporto-rei' do Japão.

***



Aditamento editorial de última hora:

Esta reportagem da CNN — já um pouco datada mas ainda assim bastante interessante e esclarecedora — sobre o Yokozuna e o Sumo no Japão actual:





4 comentários:

  1. Gosto muito de Sumo mas não conhecia este lutador. Nos últimos campeonatos que vi ainda participava o Akebono. Julgo que já estará retirado, não?
    De quando em vez passam Sumo no Eurosport, mas ultimamente não tenho visto televisão...

    ResponderEliminar
  2. Oh! O Akebono retirou-se em 2001. Mas, de facto, também obteve o supremo título de "Yokozuna".
    Agora só faz publicidade, de quando em quando, e umas coisitas para a televisão de cá. E tanto quanto já me pude aperceber (mas isto é capaz de ser só impressão minha) infelizmente parece estar a esquecer o Japonês dele, que, à semlhança, dos demais Yokozunas estrangeiros era quase perfeito (ele é Americano do Hawai).

    Nos últimos anos, o Asashoryu era, de facto, a grande estrela do mundo do Sumo. Mas a carreira dele vinha, de há algum tempo a esta parte, a sofrer vários revezes, mercê de uma certa incapacidade de seguir a linha extremamente rígida das normas éticas e sociais impostas no Japão aos "Rikishi" (lutadores profissionais). Foram muitas as faltas (fora dos ringues) que ele cometeu nestes últimos anos, e apesar de amado por milhões de fãs, vinha, desde há bastante tempo, a sofrer muitas críticas por parte da imprensa e da opinião pública de cá. O seu último deslize foi esta cena triste num restaurante em Tokyo (ver o link no texto do artigo), e foi a gota de água que fez transbordar o copo. Eu creio mesmo que desta ele terá sido obrigado a este acto de renúncia (já lhe tinham dado uma 2ª [coisa muito rara] e uma 3ª [coisa raríssima, raríssima] oportunidade, e a verdade é que no Japão não perdoam deslizes sejam eles quais forem...).

    O actual (co-)Yokozuna é também um Mongol, que se apresenta sob o nome de Hakuho (白鵬), e é a nova estrela ascendente do Sumo. Muito bom lutador e bem mais disciplinado e aderente à estrita ordem ética desta carreira de valores quase ultra-tradicionais.

    No Japão o Sumo tem um carácter quase sagrado - e isto sem exagero - e uma notícia como a da súbita resignação de Asashoryu, hoje, faz as parangonas dos jornais e abre os serviços noticiosas na TV. Palavra d'honra!

    Grande Abaço do Japão. Obrigadíssimo pela visita.
    NBJ.

    ResponderEliminar
  3. Está visto que estou mesmo desactualizado... :-)
    A parte ética da luta é precisamente o que me fascina no Sumo, porque ao nível da beleza do combate há outros muito mais interessantes, como por exemplo o Kendo. O curioso é que nos últimos tempos ( e tanto quanto me parece) os Yokozunas são todos estrangeiros, ou estou enganado?

    E como é Osaka? Tão moderna como Tóquio ou mais semelhante a Quioto?
    E como é viver no Japão?

    É um prazer visitá-lo. Não há que agradecer.
    Grande abraço!

    ResponderEliminar
  4. Confesso a minha ignorância relativamente a tal modalidade desportiva, porém, acho-a interessante.

    ResponderEliminar