quarta-feira, 6 de maio de 2009

Um Outro Japão...

"Golden Week" no Japão é assim mesmo: dolce fare niente, ou então passear por aí, ver o muito, mesmo muito, que está lá, ainda e sempre por descobrir, num país tanto maior e tão mais deslumbrante quanto melhor o vamos conhecendo.

Desta vez, a escolha foi Karatsu, em Saga, prefeitura a sudoeste da nossa Fukuoka, situada entre esta e a região de Nagasaki. 
Não foi a primeira vez que me deixei ir, Japão telúrico adentro, mas esta é, sem dúvida uma gravura a guardar...

Karatsu é uma cidade de facto e por direito próprio, mas já situada num Japão mais ausente, mais alheio o cosmopolitismo futurista a que nos acostumámos, estejamos em Tokyo-To, em Osaka ou mesmo em Fukuoka.

Este é MESMO outro Japão.
Um Japão de bosques e aldeias pitorescas, de arrozais e casas de portas de correr de cobertura de papel-de-arroz e soalhos forrados de tatamis.

A impressão fica no horizonte num apanhado destes: 

Karatsu faz-se dominar pelo seu castelo altaneiro, cenário perfeito para épicos de Samurais aguerridos e duelos impossíveis: esta é a Kyushu de Miyamoto MusashiSasaki Kojiro e Sakamoto Ryoma...

Do topo do Monte Kagami, é-nos oferecida esta visão estonteante, sobre o Estreito da Coreia:


É de facto um lugar de levar o último fôlego de um homem...
Karatsu é território a revisitar, sempre.
São aquelas ilhotas ao longe quem nos chama. Quero estar em cada margem, em cada praia, em cada breve estreito de mar entre redutos de terra...

Este é o Japão que eu amo...

4 comentários:

  1. Estou impressionado com estas fotos, pois o Japão tem excelentes paisagens... :-o

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Maldonado.

    Quer-me parecer que as fotografias não ficaram grande coisa - ao vivo é mesmo impressionante, como deves calcular.

    Gostaria de dar uma imagem mais espetacular da visão que este lugar mágico proporciona.
    Mas não há nada como vir cá e ver com os próprios olhos.

    Mas é como dizes: o Japão está repleto de lugares exuberantes.

    Volta sempre!

    ResponderEliminar
  3. fantásticas fotos ... assim vou continuar a ver imagens e descrições tão claras do Japão!!

    ResponderEliminar
  4. Teresa:

    Muito obrigado pela visita.
    Não me tenho a mim mesmo como pessoa com jeito para captar as emoções na câmara.
    Mas prometo tentar sempre surpreender-vos. O Japão em sim mesmo ajuda-me nesssa tarefa!

    Volte sempre.

    NanBan

    ResponderEliminar