quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Mais e Melhor






        Um povo nunca deve ser confundido com quem o governa, que em inúmeros casos equivale a dizer, com quem o esmaga, com quem o condena à fome, à degradação e à miséria, com quem diariamente lhe aponta a faca ao pescoço.

        O martirizado Povo da República Democrática Popular da Coreia, jamais deverá ser confundido com os algozes que o mantém teatralmente servil pela força do chicote, da tortura e da fome e pela constante ameaça do tiro na nuca, essa mesma gente que conseguiu a proeza de transformar um país inteiro num gigantesco gólgota. 


     Assim como não nos deixamos impressionar pelo mis-en-scène riefenstahlièsque magistralmente explorado no videoclip hoje aqui proposto, não caímos na tentação fácil de julgar quem está há décadas sujeito à mais ignóbil das opressões e das misérias, ao vê-los verter copiosas lágrimas de 'sentida mágoa' pela perda do seu 'Querido Líder': ainda ontem na NHK, canal de televisão público do Japão, refugiados norte-coreanos em solo nipónico explicavam e demonstravam perante as câmeras como as pessoas na RDPC em geral se treinam — literalmente — e de forma constante para conseguir simular de modo convincente a 'dôr sentida' de uma 'grave perda' como a desta semana, chegando ao ponto de se auto-agredirem para conseguir sentir mal-estar bastante para lacrimejar. Isto é autêntico! E que não restem dúvidas: quem não for capaz de o fazer arrisca-se a ser sumariamente brandido com o ferrete da dissidência — com as previsíveis consequências não apenas para o próprio 'transgressor', mas, e sobretudo, para todos quantos lhe sejam próximos...


          Ao Povo Norte-Coreano só desejamos a libertação, a prosperidade e o futuro digno a que tem direito, como todos os demais povos da Terra, um futuro sem fome, sem miséria, de paz, liberdade, saúde e bem-estar para os seus filhos. 
          Esperamos sinceramente que os eventos desta semana tragam ventos de mudança.
          Quem sofre não deve esperar mais. Quem sofre merece muito melhor.





✪  ✪  ✪
            


2 comentários:

  1. Obrigado por denunciar este esterco. é absolutamente repugnante ver aquilo que as crianças sofrem: a fome, o olhar vazio, sem esperança.
    Mas ao entrar em blogues de esquerda parece que a Coreia do Norte é um paraíso, tal é o branqueamento deste nojo (desculpe a linguagem, mas isto revolta-me).

    ResponderEliminar
  2. Olá Dylan.
    Obrigado pelo interesse e comentário.
    Creio que relativamente a esta questão, a capacidade de entender o que se passa na RDPC não será uma questão de alinhar à Direita ou à Esquerda — vários blogues que acompanho e cujos autores se afirmam de Esquerda foram e são peremptórios em denunciar veementemente esta vergonhosa realidade (aqui este exemplo do Rui Bebiano n'"A Terceira Noite", trazendo um interessantíssimo testemunho, precioso para uma avaliação ainda mais crítica do caso em si: http://aterceiranoite.org/2011/12/19/abogi-abogi-adeus-querido-lider/), creio que é antes sim uma questão de Lucidez e sobretudo de Humanidade — coisas de que uns não prescindem e de que outros abdicam ou abdicaram há muito.

    Boas Festas,

    L.F. Afonso, NBJ

    ResponderEliminar