segunda-feira, 17 de maio de 2010

Kyoto — No Congresso das Espadas — 04.05.2010








Advertindo-vos, desde já, de que, nos próximos dias, corro o risco de me tornar deliberadamente repetitivo, ainda assim, conto, a partir de hoje, e em dois ou três fascículos, oferecer-vos a mais exaustiva 'foto-reportagem' do 106º Kyoto Tai'Kai que me foi possível elaborar, nos passados dias 4 e 5 de Maio, in loco, no recinto do Kyoto Butoku'Den [京都武徳殿], como, aliás, de antemão, me propusera fazer e já, aqui, anunciara.

A colecção de retratos trazida desses dois bem passados dias em Kyoto e que, por obra e graça da Divina Providência, logrei salvar da trágica borrasca que na semana passada ia dando cabo dos meus frágeis nervos, mais que umas boas dezenas de fotos, inclui alguns interessantes vídeos que — demos uma vez mais, Graças aos Céus! — igualmente se acham a salvo e quase prontos a estrear aqui no vosso TLNBJ.

Por uma simples questão de método, optei por, hoje, neste 1º fascículo destacar, do primeiro dia de visita ao Butoku'Den, aquelas que, pessoalmente, considero constituírem, muito provavelmente, a melhor série de fotogarfias do dia e que, uma vez mais, alertando para o risco de uma certa repetitividade, dada a insistência mais-que-evidente no privilégio concedido a certos planos dos cenários em causa, ainda assim, e porque tanto nos planos estáticos como nas fugazes silhuetas das 'waza' em plena execução, lhes reconheço uma beleza e uma poesia muito particulares — sim, esta é a minha Kyoto... sobejamente distinta de tantas outras Kyoto de tantos outros postais-ilustrados... — e é assim, frame a frame que me apraz partilhar as impressões deste glorioso dia de Maio.

Espero, do coração, que sejam do vosso agrado e um Obrigado-do-tamnho-do-Mundo pela paciência na espera. Uma vez mais, fico-vos em dívida.








































2 comentários:

  1. As foto-reportagem é bela, mas a mística do Kendo é muito mais... :)

    ResponderEliminar
  2. Eh pá, já não passava por cá há umas semanas e bem me arrependo.

    MUITO BOM!!! Belas fotos, Nanban san.
    Com muita inveja minha, muuuuuuuuita invejinha.

    Obrigado por esta visão.

    ResponderEliminar