segunda-feira, 3 de maio de 2010

A caminho de Kyoto...


Queridos Amigos:

Parece impossível que, com tantos feriados de enfiada — por cá, entenda-se (estamos em plena Golden Week) —, não haja meio de eu dispensar uma hora breve que seja no cumprir com o prometido programa de actualizações — depondo, aqui, a prometida 'reportagem' da nossa peregrinação a Ama-No-Iwa'To-Jinja [天岩戸神社], no passado dia 29 de Abril.

A verdade é que a viagem desse dia foi longa, as imagens a seleccionar, e a partilhar convosco, são mais que muitas e estas coisas acabam, invariavelmente, por tomar bem mais tempo do que eu poderia ter antecipado.
Mas não desanimeis: o prometido é devido, e, a seu tempo, cá calhará — outro capítulo omisso, por ora, e só por ora, assim espero...

E por ora, estou a caminho de Kyoto, onde conto assistir, nos próximos dois dias, à edição deste ano (106ª) do lendário Kyoto Enbu Tai'Kai [京都演武大会], torneio de primeira linha das Budô [武道 — 'Artes Marciais'] Nipónicas, a ter lugar, como manda a tradição, no venerando Kyuu'Butoku'Den [旧武徳殿 — imagem supra], e com particular destaque para o torneio de Kendo, que, como bem sabeis, colhe a minha maior afeição.

Dia 5, Quarta-Feira, é dia de shiai entre os Hachi-Dan — 八段, 8º Dan, o Grau cimeiro na modalidade, partilhado por menos de 1% dos praticantes, só no Japão — e, estando eu aqui tão perto, jamais me poderia furtar a uma chance destas de assistir a este mítico evento ao vivo e a côres.

Em jeito de despedida — só pelos próximos dois dias — aqui vos deixo um magnífico, ainda que breve, excerto da edição do ano passado, vídeo sacado do excelente blogue [Kenshi247], a cargo do Sensei George McCall (Escócia), provavelmente o melhor website sobre Kendo da actualidade...

E ainda, do 105º Tai'Kai, este precioso Ishu Jiai [異種試合]— Kendo vs. Naginata [長刀Alabarda Japonesa, arma n'outros tempos favorecida pelas Senhoras], coisa rara e não menos apelativa...



じゃ ね。 Até já!...

4 comentários:

  1. Olá Nan Ban Jin,
    Não consegui ver o segundo vídeo e o primeiro vi sem som.
    Desculpe, será que me pode satisfazer a minha curiosidade? Foi para o Japão por causa das Artes Marciais? Está a fazer alguma formação nessa área?

    Gostava de praticar Tai Chi Chuan mas é uma arte chinesa, será que também se pratica por aí?
    Bons tempos nessa viagem que me parece fantástica!
    E aguardo as fotografias. :)

    ResponderEliminar
  2. Olá Afonso :)

    Desculpe-me o atrevimento, mas vou ensinar-lhe uma coisa: Quando colocar o código dos vídeos na caixa de postagem, substitua os números que lá aparecem pelos seguintes:

    width="410" height="336" (altere apenas os algarismos, em todos os sítios onde aparecem).

    Verá que os vídeos se ajustam na perfeição ao espaço da página do blogue.

    Fui eu que inventei, lol

    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. (De regresso)

    Olá Ana.
    Respondendo à sua pergunta: não, não vim para o Japão especificamente para aprender Kendo ou qualquer outra arte tradicional. A verdade é que o Kendo sempre me interessou muito, desde miúdo que tinha o desejo de conhecer e praticar esta 'Budo', mas por motivos vários, em Portugal nunca tive a chance de poder praticar.
    Sucede que quando cheguei ao Japão, há 2 anos, tive a sorte de, logo nas primeiras semanas de cá estar, ter conhecido algumas pessoas que praticam e que me sugeriram que ingressásse no Dojo - o 'Sei'Shin'Kan' - onde, até hoje, tenho aprendido e praticado sob a direcção do Sensei Kaneko Nobuhito, Hachi Dan-(8º Dan).
    Mas não, não é o Kendo aquilo que ocupa a minha vida no dia-a-dia.

    Uma vez mais, obrigado pela visita.

    *

    Caro Levy:

    Agradeço-te muito a lição.
    De facto, esta história de não conseguir alinhar a maior parte dos 'clips' sacados do YouTube, como deve de ser, era por demais irritante.
    Tratei já de aplicar o ensinado aos vídeos deste artigo, e já estão correctamente inseridos e alinhados com as restantes opções gráficas.

    Agradeço-te do Coração!
    'Grande Abraço,

    NBJ

    ResponderEliminar
  4. Antes de mais, meu caro amigo, cada vez mais estou fascinado pelo teu blog, pois relata de forma isenta pedaços da realidade japonesa, fazendo jus ao nome. ;)

    1. É para mim uma grande surpresa saber que o Japão tem uma Golden Week, para um povo que é workhalic... :S

    2. Espero que tenhas gostado dos torneios de Kendo.

    3. Relativamente à dica técnica dada pelo @David Levy:
    Para melhor poder ser visualizado noutros browsers que não o IE, recomendo-te que na alteração das configurações do código do vídeo em width, faças a seguinte alteração: width="100%". Adaptar-se-á depois ao tamanho do teu canto.

    Bom domingo.
    Abrs

    ResponderEliminar