quinta-feira, 5 de novembro de 2009

03.11: Bunka No Hi (文化の日) - Dia da Cultura


3 de Novembro é sempre assim: "Bunka No Hi" (文化の日), "Dia da Cultura" - feriado nacional no Japão.

Pela manhã, Sua Majestade, o Ten'O (天皇), cerimoniosamente assistido pelo 1º Ministro (Shushou - 首相) atribui distinções a um número de eméritas figuras, homenageando os respectivos desempenhos em prol da Cultura e identidade nacional Nipónica. Este ano foram cinco as personalidades reconhecidas.

A tarde é preenchida com Kendo. O "Torneio de Kendo de Todo-O-Japão" (全日本剣道選手権 - Zen Nippon Kendo Senshuken), via de regra recebido no prestigiadíssimo Budokan (武道館) em Tóquio, é sempre o momento alto deste dia. Esta foi a sua 57ª edição.

A vitória coube uma vez mais a Uchimura Ryoichi (内村良一), 29 anos de idade, 5º Dan (五段) agente da Polícia Metropolitana de Tóquio, que teve pela frente um destemido Takahashi Hidehito (高橋秀人), contando este a mesma idade do primeiro, bem como o respectivo Dan e profissão. Para os interessados, tudo o mais sobre este evento poderão apurar, ao detalhe, aqui.


NOTA FINAL: Já no fecho da edição de hoje, não resisto a deixar-vos, em jeito de brinde, este pequenino clip (bem mais cativante que a minha caseira amostra, acima, captada directamente do ecrã da televisão, via handicam, e à falta de melhor...) em diáfana slow-motion, onde nos é dado contemplar em pormenor, e em breves 50 segundos, o magnífico ippon que ditou a vitória do dia.

O'tsukaresama deshita!


4 comentários:

  1. Acho muito interessante o fato de haver um dia voltado especificamente à cultura nacional. Uma forma de continuar a valorizar a história e a identidade de um povo, bem como perpetuar sua riqueza.

    Particularmente, não gosto do Kendo. Kenjutsu é mais bonito, apesar de eu tê-lo visto muito pouco. Se fosse para tornar a treinar uma arte japonesa, optaria pelo Aikido, especialmente por toda sua filosofia e técnica.

    Muito bom o post!
    Um beijo,
    Giovana.

    ResponderEliminar
  2. 1. O Kendo é uma arte marcial fascinante, pois recorda-me os filmes de samurais que vi quando era puto. Aliás, sinto que noutra encarnação fui um destemido samurai... :)))

    2. Parabéns pelo serviço público, pois desconhecia essa efeméride japonesa.
    De facto é bom que o Japão recorde sempre as tradições e ao mesmo tempo as enquadre harmoniosamente dentro da modernidade.

    3. A slow motion do último clip é espectacular.

    ResponderEliminar