quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

23/XII: Parabéns Ten'O!

Hoje, 23 de Dezembro, dia do 76º Aniversário de Sua Majestade, o Ten'O (天皇) Akihito, Soberano do Japão, pontífice da mais antiga monarquia em exercício no Mundo, a qual remonta à longínqua data do Ano 660 A.C.
A data em si é o último feriado do ano no País do Sol-Nascente.
Muito poderíamos aqui dizer acerca do Ten'O, da sua eventual (ir)relevância no Japão d'hoje, da natureza das suas funções enquanto patriarca da Casa Imperial Nipónica e de Chefe de Estado, da sua menos conhecida e distinta carreira como Ictólogo - seguindo, aliás, neste campo, as pisadas de seu pai, o Imperador Shôwa (昭和天皇) - do muito ou pouco ou muito pouco que os d'aqui se permitem descortinar, de íntimo ou de público, sobre o assunto - esta é matéria de mais silêncios que falatório -, do passado que o antecedeu e do futuro que está ainda e sempre por escrever.

Da minha parte gostaria só de dizer que gosto muito do Ten'O.
Gosto dele, tenho por ele uma simpatia e um carinho quase-filiais, como se eu próprio de súbdito de facto do mesmo me tratásse; é daquelas coisas que não se explica, não dá direito a debates ou devaneios: sente-se. No coração. Pronto.

Eles podem dizer o quiserem e bem lhes apetecer sobre Sua Majestade e o papel da monarquia aqui, que tanto se me dá como se lhe deu. Couldn't care less. Eu gosto do Ten'O e penso que ele é uma figura de relêvo e a última força fundacional da Alma do Japão. Sem Ten'O, o Japão seria, de uma vez por todas, um país amputado do seu próprio coração. Por isso, fico feliz de ver O Imperador sorridente e de saúde, acenando à nobre gente que o veio saudar, hoje, ao Kokyô (皇居).
Parabéns Ten'O! Muita Saúde e Felicidade. Conte muitos.

2 comentários:

  1. A monarquia japonesa é sui generis...
    Sou republicano, por isso não aprecio nenhum monarca da actualidade, por mais simpático e exótico que seja. :)
    Feliz Natal para ti e para os teus.
    E já agora, cuidado com o castrol... ;)

    ResponderEliminar
  2. Muito Obrigado Maldonado.
    Também aproveito para te desejar um feliz Natal e faço votos de que tenhas um Ano de 2010 em grande, com tudo de bom para ti e para os teus - muita Saúde e Alegria.

    Eu também sou republicano e laico por educação, mas reconheço que em lugares diferentes e em culturas distintas, onde cada caso é um caso, a monarquia como sistema atributivo da chefia de estado a uma figura historicamente destacada no todo-colectivo de um povo, poderá ser uma solução plausível e acertada. No caso do Japão não consigo imaginá-lo enquanto tal sem o seu Ten'O, apesar de já ter havido Ten'Os, como o Imperador Taishô - avô do actual Imperador Akihito - que não estavam em posição de assumir o cargo que lhes fora destinado - calcanhar de Aquiles de todas as monarquias, assim todos concordarão: no caso do Imperador Yoshihito/Taishô (nome póstumo), tendo o mesmo, escassas três semanas após o seu nascimento, contraído uma grave meningite, sofreu o resto da vida de uma notória disfunção mental que o obrigou a uma abdicação forçada, precipitada em favor do seu filho Hirohito - o Imperador Shôwa - tinha este a parca idade de 19 anos, quando foi empossado como "Shesshô" - Regente Imperial. O resto é a História que todos conhecem.

    Em todo o caso, aqui reitero: gosto muito do Imperador Akihito e penso que ele é um monarca digno do maior respeito da parte de todos nós e venerável enquanto Símbolo maior da unidade nacional Nipónica.

    Grande Abraço,
    NBJ

    ResponderEliminar