domingo, 5 de abril de 2009

...E Ninguém Deu Por Ela - É A Mais Pura Verdade...


...E pronto. Já está. A DPRK lá mandou outro dos seus brinquedos para nenhures, houve certamente quem desse pulinhos de contente na corte dos Kim e quem se babasse algures num ou noutro triste e decrépito prédio de Pyongyang, entre o serviço "noticioso" local do meio-dia e a hora do corte-por-motivo-de-racionamento da electricidade na área, mas aqui... meus queridos, digo-vos a verdade verdadinha: 'táva-se tudo a BORRIFAR. Assim, sem mais nem menos.
Hoje os únicos espíritos agitados aqui em Fukuoka - pelo menos que dessemos por ela - eram os Uyoku cá da terra - mas há lá democracia burguesa que se preze que não tenha os seus fachozinhos de serviço? - que logo de manhã andaram por estas bandas de Hakata-ku a fazer um escarcéu de todo o tamanho, aos berros, os slogans do costume "Escória comuna ponham-se a andar", etc.... Eh... Estranhais? Eu passo a explicar: é que aqui a uns dois quarteirões de casa temos a sucursal local do Chongryon - uma espécie de "Clube dos Amigos da Coreia do Norte" (é verdade, estas coisas existem mesmo! E é aqui no Japão...) -, um lugar por demais propenso a receber as incursões dos mais acérrimos defensores do "Espírito de Yamato", que não devem ter mais nada de interessante que fazer num Domingo solarengo como o d'hoje, se não sair para as ruas logo de manhãzinha cedo a vociferar a suas delirantes diatribes contra um pobre e "pacífico" povo que só queria pôr um "satélite de telecomunicações" a passear no espaço... 
Fukuoka, de resto, viveu mais um exemplar dia de tranquilidade nipónica, seja lá o que isso fôr.
A noite avança sobre a cidade. Hora de ir à varanda fumar um cigarrinho. Olhar as estrelas no firmamento. Talvez passe uma estrela cadente... Ou estranhe uma luz nova no horizonte... And I think to myself "What A Strange, Wicked World"...

6 comentários:

  1. Antes de mais, congratulo-me com o teu regresso a estas lides, e logo com um excelente post. ;)
    Vi hoje essa notícia no telejornal, a qual me deixou espantado.
    De facto a Coreia do Norte é paradoxal em muitas coisas, nomeadamente nesta: O país vive uma enorme crise alimentar, mas no entanto tem meios para produzir uma arma nuclear.
    A hipocrisia da China e da Rússia é atroz, bem como o seu patético jogo duplo.
    Espero que a Coreia do Norte não vá mais longe que isto, senão Obama terá mais outra grande dor de cabeça, para além do Afeganistão.

    ResponderEliminar
  2. Meu Caro Maldonado:
    Um Sentido 'Obrigado' pelo teu inestimável apoio e amizade.
    Sabes? Esta ausência prolongada não foi mais que pura falta de pachôrra: a blogosfera é de facto muito interessante e convidativa, mas há destas coisas - às vezes revela-se um mero e deprimente "muro de lamentações" (com a sua utilidade e pertinência, sem dúvida! E isto é mesmo uma sincera "crítica construtiva"... ou tenciona sê-lo...) e às vezes, como dizem os nossos Irmãos Brasileiros, "não há saco"...
    Hoje não resisti à "tentação" - foi só isso!
    A Coreia do Norte é realmente um monstruoso absurdo: a fome que lá sagra é pouco (ou nada) mais aceitável que a que aflige o Darfur, mas fala-se muito menos do assunto - pelo menos do que eu tenha constatado de há uns ons anos a esta parte - do que do que vai pela mais próxima e "lamentável" África.
    O nosso Admirável Mundo Novo parece ter muitos pesos e muitas medidas, sobretudo para a desgraça que nos entra pelo televisor adentro, e é só isso.
    Quanto ao povo Norte-Coreano: só posso sentir uma imensurável pena pelos seus filhos - a tirania é pior que a fome alimentar, e ambos - tirania e fome - parecem ser as únicas duas realidades verdadeiramente odiosas que aquela pobre gente aparenta carregar de sua cruz. O resto é pura histeria. E era só isso o que eu pretendia denunciar no meu artigo.
    Ver-me-ás com mais regularidade por estas bandas nos tempos mais próximos.
    Assim espero brindar-te, meu Caro!
    Um grande Abraço,
    do
    Último NanBanJin.

    ResponderEliminar
  3. Us and them, and, after all, we´re only ordinary man. A tua posição no mundo permite-te relatar o estranho, isto é, tudo aquilo que, emocional, racional e intelectualmente assim o consideres. O estranho nunca é, a priori, uma categoria moral, e duvido que o seja, mesmo a posteriori.
    Há dias, vendo uma foto do G20, constatei a impassibilidade dos rostos dos asiáticos, o gozo pacóvio do berlusconi, o ricto do sarkozy - o gajo parece que anda sempre cocado! - a atrapalhice maneta do lula, e o olhar do obama, que é sempre o mesmo, seja em que situação for.
    Em França, a ultraesquerda - este termo foi cunhado pelo nouvel obsvervateur - é diabolizado, temendo-se que se crie um baader-meinhof geral à sociedade francesa.
    Imagino a tremenda maldição de se ter nascido em pyongyang, servir o kim júnior, e saber que há um mundo lá fora que nunca poderá ser visto...
    O teu cigarro é o mesmo do álvaro de campos, já nostaste? Portugal também é um eterno mistério, o que quer que isso signifique...

    ResponderEliminar
  4. Eh la... Bem-vindo... ja pensava que tinhas sido engolido por algum dragão niponico ;)

    All those hugs :=)

    ResponderEliminar
  5. Olá!
    Queria convidá-lo a ver o meu blog sobre a Coreia do Norte. Quem sabe se, estando aí no Japão, podemos ter mais notícias fresquinhas do arqui-inimigo Coreia do Norte.

    http://coreiadonorte.wordpress.com

    ResponderEliminar
  6. Meu Caro Daniel:
    Eu sei... eu sei... eu próprio já andava à procura de mim mesmo, e nem sabia por onde começar, queres crer?
    Olha... É tal e qual eu fiz questão de deixar claro no meu artigo inaugural: falta-me a pachôrra para estas coisas do "ter que escrever" é só isso. Há quem se deleite a fazê-lo. A mim aborrece- -me... Enfim... Estava em falta para convosco. Ora aqui me tens. OBRIGADO, muito e sempre, pelo teu apoio e carinho. É sempre um gosto vermo-nos por cá.

    Caríssima Rita:
    Um especialíssimo OBRIGADO pelo convite. Fantástico blogue. Já está - era inevitável - na lista dos da "Malta Que Eu Prezo". Lá estarei sem falta.

    ResponderEliminar