terça-feira, 7 de abril de 2009

Certamente, Foi Só Uma Cegonha...

Ainda a propósito de um dos eventos mais mediatizados desta semana, e dando uma vista d'olhos ao que vai e vem na e da Blogosfera a respeito do mesmo, dei comigo a pensar nisto: mas será que há mesmo quem real e seriamente ainda se questione sobre se o lançamento do tal Taepondong-2 tinha mesmo como propósito colocar um "satélite de telecomunicações" em órbita (?????)...
...Mas entretanto lembrei-me dessa curiosa imagem, aí em cima, já por várias vezes e em diversos foruns, utilizada como ícone ilustrativo da presente condição da DPRK em matéria de desenvolvimento económico, e se bem que a foto do DMSP já terá uns bons anos de circulação, quer-me parecer que hoje e noite adentro neste lado do Mundo, se o mesmo satélite por lá passar, a foto à distância de um "click" não será muito diferente... 
Ou então é impressão minha, espírito alienado pela propaganda imperialista norte-americana, eu que sempre e facilmente me deixo impressionar por estas imagens claramente manipuladas, e que não tenho o necessário e suficiente discernimento para constatar que o povo Norte-Coreano é apenas exemplarmente poupado em matéria de dispêndios energéticos - o que, claro está, não deverá obstar à imperiosa necessidade de ter um satélite de telecomunicações ao serviço do futuro e inevitável triunfo do socialismo, versão Juche, state-of-the-art do estalinismo de Pyonyang.
Ou então aquando do tirar-do-retrato, tinha acabado de acontecer um daqueles "apagões" como o que tivemos algures p'los idos de 2000 no nosso Portugal, espécie de partida de carnaval fora d'época que deixou meio país às apalpadelas no escuro, à busca da vela mais próxima, a resmungar que lá se ia um episódio tão importante daquela telenovela, etc.... Lembram-se?
É. Afinal foi uma cegonha. 
Ou terá sido uma dessas famosas andorinhas do Monte Baekdu, como aquela que anunciou o nascimento do "Querido Líder"? E isto fazendo jus ao credo popular local... 

NOTA: Faço questão de deixar aqui, a nota final, um especial e sentido agradecimento à Rita Colaço pelas actualizações no seu excelente Blogue sobre a matéria supra em apreço.
       



5 comentários:

  1. Só os otários e os fanáticos ultra-esquerdistas é que acreditam na versão oficial da Coreia do Norte...


    PS: O blog da Rita é muito interessante. Gostei de descobri-lo aqui. ;)

    ResponderEliminar
  2. Caro Maldonado e caro Nanbanji,

    eu acho que nem os ultra-esquerdistas se atrevem a defender qualquer versão da Coreia do Norte. É que o estalinismo de Pyonyang cheira a risco por todos os poros e arrisca-se a criar uma espiral de violência que pode bem acabar num banho de sangue. É o problema dos estados totalitários...E isto para nem falar de tudo o que se tem passado pela calada, do outro lado do muro que fecha este simpático regime.

    PS- Também gostei de conhecer o blog da Rita...

    ResponderEliminar
  3. Já agora, e enquanto ainda estamos nesta maré, sugiro-vos, aliás, apelo, faço questão!, que vejam de uma ponta à outra (PARTES 1 a 6) este incrível documentário feito pelo Diego Buñuel para o Canal+, em França, intitulado "DESTINATION: CORÉE DU NORD", e integralmente visionável no site da Rita Colaço:

    http://coreiadonorte.wordpress.com/2009/04/02/destination-la-coree-du-nord/

    ResponderEliminar
  4. Não goze com a pobre da cegonha de 2000, pois ela (e uma subsequente empresa informática incompetente) fizeram-me perder a primeira versão da tese de doutoramento, que já ia nuns bons 3/4...

    Obrigado pelo link no seu blog, de que gostei bastante - embora não tanto como da foto em fato de Kendo, que me encheu de inveja. Estou há uns 20 anos para o vestir e, qualquer dia, estarei velho de mais para isso.

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. E o que me deixa mesmo irado é a birra que o Kim lá do norte faz cada vez que lhe dizem não! Filho da mãe, pá!

    ResponderEliminar